Translate

Neolítico Final

                                        Reconstituição de povoado fortificado do Neolítico final.


Castelos de areia: os primeiros povoados fortificados

Na etapa final do neolítico alentejano, sobretudo a partir de meados do IV milénio antes de Cristo, começaram a ser fundados os primeiros povoados fortificados, com fossos, taludes, muralhas de adobe e/ou paliçadas.

Os maiores localizam-se em áreas de bons solos agrícolas, aptos igualmente para a abertura de fossos, com a tecnologia disponível na época.

Estes novos assentamentos traduzem, naturalmente, um  grande crescimento demográfico e as tensões daí decorrentes, sobretudo se considerarmos, em paralelo, a degradação das paisagens e dos solos, provocada pelo pastoreio e pelas práticas agrícolas/florestais.

Espelham, de forma arquitetónica muito sugestiva, a complexificação social e anunciam, aparentemente, as sociedades hierarquizadas que as Idades dos Metais concretizaram.

É certo que os recintos centrais, que fazem inevitavelmente lembrar as alcáçovas medievais, podiam funcionar mais como último reduto defensivo, para toda a comunidade e não (ou não tanto), como moradias das elites.

Além disso, o papel de centro comunitário e religioso, o centro simbólico da comunidade, que muitos defendem como principal, não é incompatível com a função defensiva dessas estruturas.

Santa Vitória das Águas Frias. Reconstituição artística do povoado fortificado
 do Neolítico final (Marcos Oliveira/Alfredo Sendim)

Maquete das estruturas defensivas: fosso, talude, muralha de adobe e paliçada.


Maquete do recinto central



Xancra



Se lhe interessa ler mais sobre o tema:






s