Translate

Calcolítico

 

O Tempo das Pedras Pequenas

A partir dos inícios do III milénio a.C., começaram a ser fundados os primeiros povoados fortificados, com muralhas de pedra, enquanto alguns dos grandes povoados da fase anterior (com muralhas de terra e fossos) continuaram ativos. 

Nessa época  (Calcolítico), começaram a ser explorados terrenos de menor potencial agrícola, num processo de enxameamento, a partir dos povoados do Neolítico Final, e num contexto de grande crescimento demográfico, em que as tensões, já antes detectáveis, se tornaram aparentemente mais fortes.

Ao longo do III milénio a.C., sobretudo na primeira metade, a maioria destes povoados foi destruída, eventualmente incendiada e arrasadas as muralhas.

Houve indiscutivelmente, nesta fase, uma crise profunda, por razões que se prendem certamente com o clima de guerra generalizada (que as muralhas sugerem) e com um eventual desequilíbrio entre a população e os recursos.

Na área do Freixo do Meio, conhecem-se, por ora, dois povoados fortificados desta época: o Castelo Velho, junto ao Almansor, a cerca de 3 Km, e um outro na Herdade do Vidigal, a cerca de 7 km.

No Calcolítico começaram a ser construídos os tholoi, sepulturas coletivas, cujas plantas se assemelham às das antas, mas que, em vez das lajes megalíticas, usaram pedras de dimensões modestas. A cobertura era, na maior parte dos casos, feita com a técnica da "falsa cúpula". O tholos mais próximo do Freixo do Meio localiza-se nas imediações da Gruta do Escoural.

  


                            Plantas de alguns povoados calcolíticos, com muralhas de pedra


                                                                    Leceia, Oeiras








Se lhe interessa ler mais sobre o tema: